O Posmex

O POSMEX

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), nível Mestrado, stricto sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), credenciado em 2004, tem por objetivo a formação e qualificação de recursos humanos, destinados ao exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. O POSMEX é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), obedecendo as Normas Gerais dos Programas de Pós-Graduação (Resolução no 016/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE), as demais disposições estatutárias Regimento Interno. O Programa está vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e está registrado junto à CAPES na grande área das Ciências Agrárias, recomendado conceito 3.

LINHAS DE PESQUISA:

1 - Políticas e Estratégias de Comunicação: Estudos de estratégias de comunicação nas políticas públicas, organizações não governamentais, associativas e empresariais no âmbito do desenvolvimento local. São contempladas as culturas populares e suas diferentes manifestações de hibridização da cultura “folk” (folkcomunicação) e cultura massiva; os estudos de recepção de mídias e programa de intervenção social, além das análises discursivas e os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Esses aspectos buscam investigar as modificações operadas no cotidiano das populações rurais, verificando a importância dessas tecnologias nos processos de desenvolvimento local.

2 - Extensão Rural para o Desenvolvimento Local: Estudo dos processos de Extensão Rural envolvendo organizações governamentais, organizações não governamentais, associações, cooperativas, conselhos de desenvolvimento, sindicatos e movimentos sociais no desenvolvimento local; estudos da participação popular no âmbito do desenvolvimento, incluindo questões de inovação tecnológica, ambiental, de gênero e cidadania, além dos estudos da Extensão nos processos educativos em atividades produtivas agrícolas e não agrícolas.