Infraestrutura

O Posmex teve sua área física ampliada com a aquisição da sala que antes acomodava a secretaria do Programa de Pós-Graduação do Ensino das Ciências (PPGEC). Assim, o Programa passou a contar com uma ampla sala de coordenação e outra sala de igual tamanho para o trabalho de secretaria, além da sala de aula para 20 alunos e de uma sala de convivência, que dispõe de espaço reservado para cinco computadores, com acesso à internet, os quais são utilizados pelos estudantes do programa.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

O POSMEX conta com os recursos de informática da universidade, como o laboratório de informática do Departamento de Educação e uma sala de estudos para os mestrandos com computadores. As atividades docentes/discentes são desenvolvidas na sala de aula específica do Programa e na sala de seminários do Departamento de Educação. Essas salas possuem projetores e recursos de informática, além de serem climatizadas, possuírem TVs, e outros recursos destinados ao andamento das atividades de ensino e pesquisa da UFRPE. Conta também com o laboratório do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade – GPDESO - CNPq/UFRPE e do Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC.

BIBLIOTECA

O POSMEX conta com um acervo bibliográfico e de periódicos atualizados disponíveis na Biblioteca Central da UFRPE e na biblioteca setorial do Departamento de Educação. O Projeto CASADINHO, desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE, coordenado pelo Professor Ângelo Brás Fernandes Callou e contando com a participação dos demais professores do POSMEX, possibilitou a compra de centenas de livros, ampliando o acervo bibliográfico e de periódicos do POSMEX. Atualmente podemos considerar que o Programa dispõe de um acervo suficiente que atende às suas demandas no campo da literatura sobre Desenvolvimento Local, Extensão Rural, Comunicação para o Desenvolvimento, Políticas Públicas, Metodologia Científica, Clássicos da literatura específica da área das ciências agrárias, sociais e humanas.

Vale ressaltar que os discentes do POSMEX utilizam habitualmente o acesso remoto do Portal de Periódico da CAPES, a partir do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIG@) UFRPE, que permite o acesso ao portal de periódicos mesmo fora das dependências da instituição. Além disso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco disponibilizou para a comunidade acadêmica o sistema Ebrary Academic Complete que é uma biblioteca virtual que disponibiliza um acervo com cerca de 100.000 livros, em formato digital, com acesso ilimitado. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das grandes editoras reconhecidas no âmbito acadêmico. Essa plataforma foi lançada em 2013 e permite o usuário realizar o download de livros digitais para empréstimo.