Quem Somos

Sobre o Posmex | Linhas de Pesquisa | O Colegiado | A Coordenação | Corpo Docente | Matriz Curricular

O POSMEX

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), nível Mestrado, stricto sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivos:

Geral: Promover a formação e qualificação de recursos humanos, destinados ao exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão em Extensão Rural e Desenvolvimento Local.

Específicos:
a- Promover interação entre as Ciências Agrárias e as Ciências Humanas e  a partir do desenvolvimento de pesquisas que considerem a ação humana como propulsora do desenvolvimento local, contribuindo para as mudanças dos contextos locais e dos contextos sociais mais amplos.
b- Possibilitar a organização de projetos de pesquisas, nos âmbitos nacional e ,  que produzam  atividades de pesquisa e extensão no âmbito das Ciências Agrárias.

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) da UFRPE foi criado em 2004, atento ao impulso significativo que tomou a comunicação para o desenvolvimento local na última década, motivado pelas transformações suscitadas pela globalização da economia e da cultura e, sobretudo, pelas demandas da sociedade civil, materializadas no enfrentamento da pobreza e das novas formas de exclusão social nos contextos populares incluindo aqui os segmentos do mundo rural brasileiro.

Assim, o programa volta-se ao ensino e à produção de conhecimentos capazes de viabilizar os processos de comunicação que atendam às demandas de inclusão social, como as questões ecológicas; de construção da cidadania; da gestão participativa municipal; da sustentabilidade ambiental nos territórios rurais; das novas ruralidades; da educação do campo e formação de agricultores para as novas demandas de educação formal e não formal, das questões de gênero e das juventudes; das comunidades tradicionais e contemporâneas, como agricultores familiares, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas; da economia solidária; da segurança alimentar; do associativismo e cooperativismo; e da inclusão digital dos contextos populares.

Nos dez anos de sua existência, o POSMEX produziu 112 dissertações nas suas duas linhas de pesquisa: Políticas e Estratégias de Comunicação para o Desenvolvimento Local e Extensão Rural para o Desenvolvimento Local. O Programa está vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e está registrado junto à CAPES na grande área das Ciências Agrárias, recomendado conceito 3.

LINHAS DE PESQUISA:

1 - Políticas e Estratégias de Comunicação: Estudos de estratégias de comunicação nas políticas públicas, organizações não governamentais, associativas e empresariais no âmbito do desenvolvimento local. São contempladas as culturas populares e suas diferentes manifestações de hibridização da cultura “folk” (folkcomunicação) e cultura massiva; os estudos de recepção de mídias e programa de intervenção social, além das análises discursivas e os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Esses aspectos buscam investigar as modificações operadas no cotidiano das populações rurais, verificando a importância dessas tecnologias nos processos de desenvolvimento local.

2 - Extensão Rural para o Desenvolvimento Local: Estudo dos processos de Extensão Rural envolvendo organizações governamentais, organizações não governamentais, associações, cooperativas, conselhos de desenvolvimento, sindicatos e movimentos sociais no desenvolvimento local; estudos da participação popular no âmbito do desenvolvimento, incluindo questões de inovação tecnológica, ambiental, de gênero e cidadania, além dos estudos da Extensão nos processos educativos em atividades produtivas agrícolas e não agrícolas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

COLEGIADO

Presidente: Prof.ª Dra. Irenilda de Souza Lima

Membros Titulares:

• Prof.ª Dra. Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa

• Prof.ª Dra. Maria Luiza Lins e Silva Pires

• Prof.ª Dra. Maria Salett Tauk Santos

• Prof.ª Dra. Betânia Maciel

Membros Suplentes:

• Prof. Dr. Ângelo Brás Fernandes Callou

• Prof. Dr. Paulo de Jesus

• Prof.ª Dra. Giuseppa Maria Daniel Spenillo

Representantes Discentes:

Secretária: Márcia Paraíso

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

Coordenadora: Prof.ª Dra. Irenilda de Souza Lima

Vice-Coordenadora: Prof.ª Dra. Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa

Secretária: Márcia Paraíso

CORPO DOCENTE

Angelo Brás Fernandes Callou - Dr. em Ciências da Comunicação, USP.

Betânia Maciel - Dra. em Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo.

Francisco Roberto Caporal – Dr. em Agroecologia, Campesinato e História – Córdoba – Espanha.

Giuseppa Maria Daniel Spenillo - Dra. em Ciências Sociais - UFRRJ

Irenilda de Souza Lima - Dra. em Ciências da Comunicação, USP.

Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa – Dra. Em Sociologia – UFPE.

Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida - Dra. em História Social, USP.

Maria do Rosário de Fátima de Andrade Leitão - Dra. em Sociologia, Universidade Complutense de Madri.

Maria Luíza Lins e Silva Pires - Dra. em Sociologia, UFPE.

Maria Salett Tauk Santos - Dra. em Ciências da Comunicação, USP.

Paulo de Jesus - Dr. em Ciências da Educação. Universidade de Paris VIII.

Severino Alves de Lucena Filho – Dr. em Comunicação Social – PUC / Rio Grande do Sul.

MATRIZ CURRICULAR

CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CARGA-HORÁRIA CRÉDITOS